domingo, 9 de setembro de 2012

Dica de CD e DVD

 

Elaine Buzato e Valter Silva


Você conhece o verbo “amocar”? Eu amoco, tu amocas, ele amoca, nós amocamos... E ninguém aprende nada!
Assim como Calvin de Bill Watterson adoro verbificar as palavras. Esquisitar elas mesmo. 
E o amocar aqui se refere ao material rico que determinadas professoras possuem e não compartilham de medo da concorrência... Que bobagem!
Confesso (com as bochechas coradas) que tenho ciúmes das minhas coisas, meu material didático. Mas no sentido de “zelo”. Ensinar, compartilhar as fontes é um prazer sempre!
Procuro comprar cds e dvds educativos originais. Afinal, é um material mágico para durar. E o zelo, os cuidados necessários para sua conservação pesam na balança.
Se você cuida e faz bom uso desse tipo de material vai valer cada centavo de investimento.
O post de hoje é para compartilhar com vocês um “achado” que me encantou e tenho feito bom uso dele. Este espaço-blog é ótimo porque no dia a dia, na correria dentro dos espaços escolares nem sempre é fácil mostrar o que temos para colegas. Há quem olhe e fale “hum, legal”. Bem secamente. E acaba preferindo Turma da Mônica. Há quem acredite que não funcione, respeito. Mas, para conhecer e julgar este tipo de material é necessária BAGAGEM. Frequentar teatros, museus, conhecer a nossa rica cultura popular, pesquisar, se interessar por este universo artístico que forma nossas crianças de maneira humanizada. Só pra constar, está encaixadinho nos Referenciais e Parâmetros curriculares.
É aquela ne gente, se o Fantástico da rede Globo indica, todas saem correndo comprar. Fato é que não temos tempo de conhecer os colegas de trabalho, seus ideais, suas experiências. Mas devagarzinho chegamos lá... Se este espaço valer para cutucar duas pessoas, já estarei realizada.
Cia Tempo de Brincar
Quem são eles?
Em linhas gerais posso afirmar que é um grupo artístico maravilhoso que conta histórias da cultura popular brasileira, cantam, compõe adaptações de cantigas de forma encantadora e resgatam em conjunto com a música o teatro e arte plástica popular.
Para conhecer mais basta acessar o site: http://www.tempodebrincar.com.br/
Onde comprar em Londrina? Na livraria Ciranda, na Rua Jorge Velho com Bandeirantes. (Antes que perguntem, não, não temos jabá. Preciso contar onde comprei, pois não vi em outro lugar). Você pode também buscar na Saraiva, Submarino... Nesses sites de compras.

Como utilizar este material divino?

Se for pra colocar no DVD ou toca CD assim como “musica ambiental” que ninguém presta atenção, nem compre.
Zzzzzzzz
Este material só é rico quando aplicamos o valor que ele tem. Pede planejamento, projetos, ação intencional mesmo.
Você pode organizar teatros com as crianças, brincadeiras, contação de histórias... Você professor pode se inspirar e aprender a arte de contar histórias com música e cacarecos lindos! É sugar o máximo este material.
Quando passar o vídeo para a turma assistir não se esqueça de prepara-los, fale da cultura popular, do nosso folclore... Mas não deixe para descarregar toda essa informação apenas no mês de agosto. Não existe pobreza maior do que se ater as datas comemorativas seguindo o regime militar e calendário cívico. (Minha humilde opinião, nada contra datas, só não me agrada prender o folclore, riqueza para o ano todo, em datas).

Oficinas
Você professor pode organizar oficinas criativas a partir dos clipes do Cia Tempo de Brincar.
Música: Explorar sons e materiais que produzem sons como cascas de côco, pandeiros... Cantar e cantar!
Dança: Há dúvidas de que as baladinhas deles são gostosas de dançar?
Teatro: Com chitão e acessórios que lembram personagens da nossa cultura podemos representar histórias, lendas e criar novas!
Arte plástica: Essa é ainda mais gostosa, com papel machê, retalhos e bagunça divertida.
Pode-se confeccionar com a turma marionetes de galhos de árvores com cabeça de papel machê e corpo de tecido. Assim bem simples para que o projeto aconteça de fato. Complicar cheira “abortar”...
Movimento: É a recreação sem fim! Brincadeiras de quintal, cantigas de roda, até confecção de brinquedos artesanais simples que encantam gerações. Meus aluninhos de cinco anos adoram o clipe e música "Ciranda dos Teus Olhos". 

Bonecos de papel machê, sem complicações...
 
A artista Gail ensina o passo a passo neste link: 
A cabeça pode ser feita com jornal, bem simples mesmo. Lembre-se que a arte do aluno é que interessa.
São infinitas possibilidades. Tendo o material nas mãos você vai se inspirar com certeza! E se divertir horrores com a criançada...

Boa sorte!

Profª pedagoga Renata Suzue

Imagens: Reprodução Cia Tempo de Brincar e That Artist Woman by Gail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Dê seu pitaco, publique sua dúvida e sugestões!